terça-feira, 15 de julho de 2008

O PADRÃO DE VIDA DO REINO DOS CÉUS

" Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados" (Mt 5:3-4)


No Evagelho de João o Senhor apresentou a Nicodemos o caminho para entrar no reino de Deus: o novo nascimento (Jo 3:3, 5, 7). Para pertencer a um reino, é preciso ter a vida desse reino; e se trantando do reino de Deus, precisamos ter a vida divina. Apenas os que têm a vida divina podem fazer parte do reino de Deus. Todos os humanos nasceram do ventre materno, mas precisam ser regenerados, ou seja, nascer de novo. Nicodemos ouviu isso do Senhor, porém não entendeu. Não se trata de entender ou não, e sim de crer. Uma vez que cremos, recebemos o Senhor e tornamo-nos filhos de Deus, nascido Dele (1:12-13). Aleluia! Todos os que Nele cremos fomos regenerados e agora somos povo do reino dos céus. O Evangelho de Mateus, especialmente nos capítulos 5, 6 e 7, registra o padrão e viver do povo do reino dos céus, que é a sua constituição.

Mateus 5 inicia com nove bem-aventuranças (vs. 1-2), que descrevem nove itens da natureza divina expressa no viver do povo do reino. Para que, de fato, sejamos cidadãos do reino dos céus, nosso viver deve se adequado a esse padrão. Quando o povo do reino dos céus vive essas nove bem-aventuranças, é abençoado, ou bem-aventurado.

Mateus 5:3 diz: "Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus." A expressão " humildes de espírito" significa " pobres em espírito". As pessoas do mundo sempre procuram gabar-se, mas o povo dos reino dos céus não é assim; antes, esvazia -se em seu espírito humano. Precisamos aprender a esvaziar-nos em nosso espírito para que todas as bençãos do reino dos céus cheguem até nós. A primeira exigência para se entrar no reino dos céus é abandonar a alma caída e voltar o espírito para ser regenerado. Quando assim procedemos nos tornamos bem-aventurados e entramos no reino dos céus. O primeiro passo para entrar no reino nada tem a ver com a vida da alma. Não podemos viver por ela;antes, devemos esvarziar-nos de nós mesmos e voltar ao espírito.

Devemos ser como Izaías, que disse: "Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios [...]!" (Is 6:5). Nosso eu sempre quer manifestar-se e se mostrar, mas no reino dos céus não pode ser assim; não podemos entrar no reino dos céus cheios de nós mesmos, antes, precisamos ser pobres em espírito para receber a vida de Deus por meio do espírito.

Vejamos Mateus 5:4: " Bem-aventurado os que choram". Chorar, nesse versículo, significa ver nossa condição e lamentar por ela. Isaías 61:1-3 diz: " O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para [...] consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado [...]". Como povo do reino dos céus, somos bem-aventurados a chorar, porque seremos consolados, pois o Senhor do consolo habita em nós.
FONTE: O Ministerio Ulterior do Apóstolo Jõao/A Realidade do Reino dos Céus

Nenhum comentário: